Dinamarca registra o dia mais quente de sua história meteorológica

Termômetros chegaram a 36,6°C no norte de Odense, um recorde histórico.


O Instituto Meteorológico Dinamarquês (DMI) informou neste sábado (27) que registrou a maior temperatura desde o início dos levantamentos meteorológicos no país, em 1874, ou seja, há mais de 15 décadas.

Segundo o órgão, os termômetros chegaram a 36,6 °C ao norte de Odense, estabelecendo um novo recorde nacional. “É o dia mais quente já registrado desde o início das medições”, afirmou o DMI, destacando que a temperatura ainda poderia aumentar ao longo do dia.

A onda de calor que atinge a Europa mantém milhões de pessoas sob temperaturas extremas. De acordo com uma análise de dados da agência AFP, cerca de 193 milhões de pessoas no continente enfrentaram temperaturas superiores a 35 °C neste sábado, incluindo aproximadamente 75 milhões na Alemanha.

A Europa atravessa a segunda grande onda de calor em dois meses, com diversos países registrando recordes de temperatura. No Reino Unido, junho teve o dia mais quente já medido, com 36,4 °C. Na França, 54 departamentos foram colocados em alerta vermelho, enquanto áreas do sudoeste francês registraram temperaturas de até 44,3 °C. Na Espanha, regiões do litoral norte do país chegaram a 43,7 °C.

Especialistas apontam que a Europa é uma das regiões do mundo que mais aquecem em ritmo acelerado. O continente registra um aumento de temperatura cerca de duas vezes superior à média global, tornando-se uma área de referência para estudos sobre os impactos do calor extremo e a adaptação climática.