Elon Musk lança Grok 3 e promete superar OpenAI e DeepSeek — “assustadoramente inteligente”

Musk, que frequentemente alerta sobre os riscos da IA, fundou a xAI em 2023, entrando na disputa dominada pelo ChatGPT da OpenAI.


A xAI de Elon Musk revelou nesta terça-feira (18) seu novo modelo de inteligência artificial, “Grok 3”, afirmando que ele supera os rivais da OpenAI e da DeepSeek em testes padronizados de matemática, ciências e codificação.

“Estamos muito animados em apresentar o Grok 3, que acreditamos ser uma ordem de magnitude mais capaz que o Grok 2”, disse Musk durante uma demonstração transmitida no X.

A empresa também anunciou o “Deep Search”, um mecanismo de busca avançado. O Grok 3 estará disponível nos EUA para assinantes premium do X e por meio de uma assinatura separada na web e em aplicativos.

Na Cúpula Mundial de Governos em Dubai, Musk descreveu o modelo como “assustadoramente inteligente”, alegando que superou todos os concorrentes nos testes internos da xAI. Ele destacou que a IA foi treinada com “muitos dados sintéticos” e possui capacidade de reflexão para aprimorar sua lógica.

Segundo a equipe da xAI, uma versão inicial do Grok 3 obteve classificações superiores às concorrentes no “Chatbot Arena”, plataforma que compara modelos de IA em testes cegos.

Durante a demonstração, Musk afirmou que a empresa continuará refinando o modelo. “Este é um tipo de beta, então você deve esperar algumas imperfeições no início, mas iremos melhorá-lo rapidamente, quase todos os dias”, disse, acrescentando que uma função de assistência de voz será lançada futuramente.

DISPUTA NO SETOR

Musk, que frequentemente alerta sobre os riscos da IA, fundou a xAI em 2023, entrando na disputa dominada pelo ChatGPT da OpenAI.

A OpenAI lançou seu modelo mais avançado, o “o1”, em setembro, destacando suas habilidades de raciocínio para resolver tarefas complexas.

Musk ajudou a fundar a OpenAI em 2015, mas desde então rompeu com a empresa. Recentemente, liderou uma proposta de US$ 97,4 bilhões para comprar a controladora sem fins lucrativos da startup, oferta que foi recusada.

Em janeiro, a DeepSeek surpreendeu o setor ao afirmar que seu modelo de código aberto rivaliza com o “o1”, apesar de utilizar um processo supostamente mais econômico e eficiente.

A DeepSeek conseguiu o feito mesmo com as restrições dos EUA à exportação de chips avançados da Nvidia para a China. Enquanto isso, a xAI revelou que dobrou seu cluster de GPUs Nvidia de última geração para o treinamento do Grok 3.