Trump prepara resposta às críticas do Governo Lula sobre deportações

O comunicado será uma resposta às críticas feitas pelo governo brasileiro após a deportação de 88 cidadãos no último final de semana.


O governo dos Estados Unidos deve emitir uma nota oficial em resposta à reação do Brasil sobre a deportação de cidadãos brasileiros. A informação foi divulgada pelo portal UOL na noite de domingo (26).

O comunicado será uma resposta às críticas feitas pelo governo brasileiro após a deportação de 88 cidadãos no último final de semana. Os deportados relataram terem chegado ao Brasil algemados e amarrados, além de denunciarem ‘maus-tratos’ e ‘agressões’ por parte de agentes norte-americanos.

Por meio do Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro classificou o tratamento dado aos deportados como “indigno”, destacando que o uso indiscriminado de algemas e correntes contraria os termos do acordo firmado com os EUA.

O Itamaraty também informou que encaminhará um pedido formal de esclarecimento ao governo norte-americano e que continuará monitorando possíveis alterações nas políticas migratórias.

A decisão de repatriar os brasileiros foi tomada com base em um acordo assinado entre Brasil e Estados Unidos em 2017. Segundo o governo brasileiro, o objetivo do acordo é reduzir o tempo de permanência de cidadãos brasileiros em centros de detenção nos EUA, permitindo a realização de voos de repatriação.