O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira (21) que poderá impor sanções adicionais à Rússia, caso o presidente Vladimir Putin se recuse a negociar o fim da guerra na Ucrânia. Ao ser questionado sobre a possibilidade, Trump afirmou: “Parece provável”.
Apesar de não fornecer detalhes sobre as possíveis sanções, Trump destacou que os Estados Unidos já aplicaram medidas contra a Rússia desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. “Estamos falando com Zelensky. Vamos falar com o presidente Putin muito em breve, e veremos como tudo isso se desenrola,” disse Trump.
Além disso, o presidente americano mencionou que está considerando o envio de armas adicionais à Ucrânia. “Estamos analisando essa questão, mas acredito que a União Europeia deveria fazer mais para apoiar a Ucrânia,” acrescentou.
Durante seus últimos meses no cargo, o ex-presidente Joe Biden intensificou o envio de armamentos e recursos para Kiev. Trump, por sua vez, afirmou que discutiu a guerra com o presidente chinês Xi Jinping em uma ligação recente. “Ele tem muito poder, assim como nós. Eu disse que eles deveriam resolver isso,” comentou.
Trump ressaltou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deseja a paz. “Mas são necessários dois para dançar tango. Vamos ver o que acontece,” concluiu o presidente republicano.