Saiba quem enviou o e-mail com convite a Bolsonaro para a posse de Trump

A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira, 20 de janeiro.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o “convite oficial” para a posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira, 20 de janeiro.

Em resposta, os advogados de Bolsonaro apresentaram um e-mail do cerimonial do evento, alegando que a mensagem constitui o chamamento definitivo. O remetente é uma organização ligada a Trump, responsável pela programação da posse.

O e-mail foi enviado pelo endereço [email protected]. A “T47 Inaugural” é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada para organizar os eventos da posse. O nome faz referência ao sobrenome “Trump” e ao fato de ele ser o 47º presidente dos EUA. O e-mail foi direcionado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em 8 de janeiro.

Bolsonaro está com o passaporte apreendido devido a uma investigação por suposta tentativa de golpe de Estado e depende do STF para liberar o documento e viajar aos EUA. A Corte já negou pedidos semelhantes em duas ocasiões em 2024.

O “T47 Inaugural” é liderado pelo empresário Steve Witkoff e pela ex-senadora Kelly Loeffler. Trump descreveu ambos como “amigos e apoiadores de longa data”. Loeffler, ex-senadora da Geórgia, expressou entusiasmo ao aceitar a função no comitê de posse, em uma publicação no X (antigo Twitter).

Witkoff esteve ao lado de Trump durante um atentado a tiros em um clube de golfe em setembro. O empresário, que lidera o Witkoff Group, ocupou um cargo público no mandato anterior de Trump, integrando um comitê de “resgate econômico” durante a pandemia.

No próximo governo de Trump, Witkoff será responsável por assuntos relacionados ao Oriente Médio, enquanto Loeffler assumirá a presidência da ‘Small Business Administration’ (SBA), agência que auxilia pequenos empresários.