Estado de São Paulo tem menor índice de criminalidade em 25 anos

Homicídios dolosos caíram 11,3% ante 2025 no estado, segundo dados.


O Estado de São Paulo registrou, em 2026, os menores índices de criminalidade dos últimos 25 anos, segundo dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Os resultados foram atribuídos aos investimentos do governo estadual de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) em inovação, tecnologia, inteligência de dados e integração entre as forças de segurança.

Entre os principais indicadores está a redução dos homicídios dolosos, que caíram 11,3% na comparação entre o primeiro bimestre de 2025 e o mesmo período de 2026. O número de casos passou de 416 para 369. Já os roubos registraram queda de 21,4%, diminuindo de 30.180 ocorrências para 23.719 no mesmo intervalo.

Uma das iniciativas apontadas como responsável pelos avanços é o programa Muralha Paulista, que reúne cerca de 125 mil câmeras conectadas a sensores e sistemas de monitoramento em 228 municípios paulistas. A estrutura permite o compartilhamento de informações e auxilia nas investigações policiais, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança.

O Estado também destaca ações voltadas ao enfrentamento do crime organizado, como o Recupera-SP, programa que utiliza recursos confiscados de atividades criminosas para fortalecer a segurança pública. Até o momento, aproximadamente R$ 120 milhões em ativos foram recuperados, enquanto o prejuízo imposto aos criminosos chega a R$ 3,2 bilhões.

As medidas fazem parte da estratégia estadual de ampliar o uso da tecnologia e da inteligência no combate à criminalidade.