Deputado europeu propõe sanções a Moraes após intimação de Bolsonaro na UTI

Aliados de Bolsonaro criticaram a intimação em meio à recuperação do ex-presidente de uma cirurgia relacionada à facada que sofreu em 2018.


O deputado polonês Dominik Tarczynski, integrante do Parlamento Europeu, apresentou um projeto de resolução propondo sanções ao ministro Alexandre de Moraes em países da União Europeia. A iniciativa foi motivada pela decisão do magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) de enviar uma oficial de Justiça para intimar o ex-presidente Jair Bolsonaro enquanto ele se encontrava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital DF Star, em Brasília.

“Acabei de ver o vídeo do presidente Bolsonaro no hospital visitado pela oficial de Justiça. Isso é inaceitável”, declarou Tarczynski. “Esse tipo de ação tomada pelo ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes é puro comunismo. Eles querem destruir seus oponentes políticos”, afirmou o parlamentar, que comparou a conduta do ministro a regimes autoritários.

O deputado disse ainda que, por ter vivido sob o comunismo na Polônia, reconhece ações que atentam contra liberdades democráticas. “Temos que defender os direitos humanos e lutar contra os comunistas. Por isso, vou propor sanções a Moraes aqui na Europa”, declarou.

Em discurso contundente, Tarczynski afirmou que a comunidade conservadora internacional precisa se unir para proteger seus líderes e mencionou outros nomes da direita global. “Tentaram matar Trump, tentaram prender Trump. Tentaram se livrar de Javier Milei. Agora, querem destruir Bolsonaro”, disse.

Ele garantiu que o Parlamento Europeu acompanhará a situação. “Nós, aqui, vamos ficar com a família Bolsonaro. Vamos defender a democracia e os direitos humanos. É hora de agir.”

Aliados de Bolsonaro criticaram a intimação em meio à recuperação do ex-presidente de uma cirurgia relacionada à facada que sofreu em 2018. O STF, no entanto, justificou o ato, afirmando que, se Bolsonaro pôde participar de transmissões ao vivo, também poderia receber os documentos judiciais. A intimação se refere à ação penal em que ele é acusado de tentativa de golpe de Estado.