Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, morre aos 100 anos

Carter, que foi o 39º presidente dos EUA, cumpriu apenas um mandato.


O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, faleceu aos 100 anos, informou o Carter Center em declaração oficial. Ele morreu pacificamente em sua casa, em Plains, Geórgia, “cercado por sua família”, informou o comunicado divulgado neste domingo (29).

Carter, que foi o 39º presidente dos EUA, cumpriu apenas um mandato. Em fevereiro de 2023, passou a receber cuidados paliativos em casa após uma série de internações hospitalares. Sua esposa, Rosalynn Carter, morreu meses antes, em 19 de novembro de 2023.

Além de sua atuação como presidente, Carter foi amplamente reconhecido por seu trabalho em prol da paz mundial e dos direitos humanos. Em 2002, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, com o Comitê Norueguês do Nobel destacando suas “décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, promover a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social”.

“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, declarou Chip Carter, um dos filhos do ex-presidente. Ele ainda afirmou que Carter “uniu pessoas pelo mundo” e que a família agradece por sua memória ser honrada com a continuidade dessas crenças.

Carter deixa quatro filhos — Jack, Chip, Jeff e Amy —, além de 11 netos e 14 bisnetos.

Cerimônias públicas serão realizadas em Atlanta, no estado americano da Geórgia e Washington, DC, para celebrar seu legado. O sepultamento privado ocorrerá em Plains, sua cidade natal. Segundo o Carter Center, os preparativos finais para o funeral de estado ainda estão em andamento.