Foto de Bolsonaro com “Careca do INSS” é FALSA, apontam verificações

Publicadas na segunda-feira (12), postagens contêm imagem editada digitalmente.


Circulam nas redes sociais publicações com uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conduzindo uma moto, com um homem na garupa, identificado como o “Careca do INSS”. No entanto, a informação é FALSA.

Publicadas na segunda-feira (12), as postagens utilizam uma foto manipulada digitalmente. A imagem é acompanhada de uma legenda que faz referência ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado pela Polícia Federal (PF) como peça central de um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revelado em 23 de abril.

A equipe do Fato ou Fake submeteu a imagem a quatro ferramentas de detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). Todos os testes indicaram manipulação digital:

• Decopy IA: 76,19% de probabilidade de ser IA.

• Illuminarty: 89,1% de probabilidade de ser IA.

• Was it AI: alta confiança de que a imagem é gerada por IA.

Outro indício de falsificação é um retrovisor extra na segunda moto da foto. A imagem falsa remete a registros reais de uma motociata ocorrida em 18 de junho de 2022, em Manaus, evento do qual Bolsonaro participou. Na ocasião, o ex-presidente levou como passageiro o Coronel Menezes (PP), candidato ao Senado pelo Amazonas.

O verdadeiro “Careca do INSS”, Antonio Carlos Camilo Antunes, foi citado em uma operação da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou fraudes bilionárias no INSS. O esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários sem autorização, simulando adesão a associações e sindicatos.

Segundo a PF, essas entidades ofereciam serviços fictícios, como descontos em academias e planos de saúde. O esquema, que operou entre 2019 e 2024, causou prejuízos de até R$ 6,3 bilhões. Antunes teria transferido R$ 9,3 milhões a pessoas ligadas a servidores do INSS entre 2023 e 2024.