Um drone atingiu o prédio do governo da região russa de Belgorod na manhã desta sexta-feira (9), ferindo o vice-governador local, segundo informações do governador regional Vyacheslav Gladkov.
O governador compartilhou o primeiro vídeo do incidente por meio do Telegram às 8h43, informando inicialmente que o ataque foi realizado por um drone das Forças Armadas Ucranianas, mas sem vítimas fatais. Ele afirmou que todos os serviços de emergência estavam atuando no local.
Posteriormente, Gladkov esclareceu que o drone era do tipo aeronave e confirmou dois feridos. Entre os atingidos, um oficial da Guarda Russa sofreu ferimentos por estilhaços na coxa e foi hospitalizado. O vice-governador Alexandr Lorenz também estava próximo ao prédio no momento da explosão, sendo diagnosticado com concussão e trauma acústico após avaliação médica em um hospital regional. Lorenz continuará o tratamento de forma ambulatorial.
A Ucrânia não comentou oficialmente o incidente.
O ataque ocorreu no mesmo dia em que Moscou celebrou o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista, com o tradicional desfile do Dia da Vitória. O evento contou com a presença de mais de 20 líderes mundiais, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o chinês Xi Jinping, o sérvio Aleksandar Vucic e o eslovaco Robert Fico.
Durante a cerimônia, o presidente russo Vladimir Putin exaltou a unidade e o sacrifício do povo russo e defendeu a invasão da Ucrânia, referindo-se a ela como uma “operação militar especial”. “Todo o país, a sociedade e o povo a apoiam. Estamos orgulhosos de sua coragem e determinação”, declarou.
Na Rússia, manifestar-se contra a invasão ou mesmo chamá-la de “guerra” é considerado ilegal.