A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, embarcou na sexta-feira (2) para Moscou, integrando uma comitiva que antecede a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Rússia. Lula deve seguir viagem no dia 7 de maio, para participar das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória — feriado russo que marca a rendição da Alemanha nazista em 9 de maio de 1945, na Segunda Guerra Mundial.
O motivo da antecipação da viagem de Janja não foi informado. Esta, no entanto, não é a primeira ocasião em que a primeira-dama chega antes do presidente. Em março, ela também embarcou antes de Lula para compromissos no Japão.
A viagem à Rússia foi definida em janeiro, após conversa telefônica entre Lula e o presidente russo Vladimir Putin. O embarque de Janja ocorreu às 10h, na Base Aérea de Brasília.
Nos últimos anos, a primeira-dama tem assumido papel mais ativo em eventos internacionais, como a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, reuniões na ONU e encontros sobre segurança alimentar em Roma. Sua atuação, no entanto, tem gerado questionamentos quanto aos custos e à necessidade de sua presença em determinados compromissos.
O presidente já se manifestou publicamente em defesa da esposa. “Ela vai estar onde quiser, vai falar o que quiser e vai andar para onde quiser. É assim que eu entendo o papel da mulher”, afirmou. Ao retornar do Vietnã, em março, Lula reiterou que Janja “não é clandestina” e “vai continuar fazendo o que gosta”.
Após participar de jantar com o imperador Naruhito no Japão, Janja viajou à França para discursar no evento “Nutrition for Growth”, a convite do presidente Emmanuel Macron. “Ela não faz viagem apócrifa. Foi convidada pelo governo francês. E eu fiquei muito orgulhoso”, declarou Lula.
Desde abril, a agenda oficial de Janja passou a ser divulgada pelo governo federal, conforme parecer da Advocacia-Geral da União. A medida prevê estrutura para atuação da primeira-dama e prestação de contas. Também foi criado um cargo não remunerado no Planalto para formalizar sua atuação institucional.