Liberais vencem eleições no Canadá, mas formarão governo minoritário

O último partido a vencer quatro eleições consecutivas no Canadá havia sido justamente o Partido Liberal, em 2004.


O Partido Liberal, liderado pelo atual primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições no Canadá na segunda-feira (28), mantendo-se no poder, embora sem assegurar a maioria no Parlamento, segundo projeções da CTV News.

De acordo com a CBC, a legenda não conquistou as 172 cadeiras necessárias para a maioria entre as 343 que compõem a Câmara dos Comuns. Sem maioria absoluta, Carney terá de negociar com outras siglas para governar. Conforme destacou a agência Reuters, governos minoritários canadenses geralmente têm duração inferior a dois anos e meio.

Após a renúncia de Justin Trudeau, o cenário era adverso para os liberais, que chegaram a figurar 20 pontos atrás dos conservadores nas pesquisas. Contudo, o aumento do sentimento nacionalista no país, impulsionado pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, favoreceu a recuperação do partido no pleito.

Em resposta às medidas norte-americanas, Carney prometeu adotar uma postura firme frente a Washington, além de investir bilhões para reduzir a dependência econômica do Canadá em relação aos Estados Unidos. Apesar da reação liberal, os conservadores, de centro-direita, mostraram força ao focar a campanha na necessidade de mudanças após mais de nove anos de governo liberal.

O último partido a vencer quatro eleições consecutivas no Canadá havia sido justamente o Partido Liberal, em 2004.

O resultado representou uma derrota significativa para o líder conservador Pierre Poilievre, cuja campanha foi centrada em críticas à condução do país pelos liberais e em promessas de recuperação econômica.

Em publicação nas redes sociais na segunda-feira, Trump reiterou seu apelo para que o Canadá se torne o 51º estado norte-americano. “Boa sorte ao Grande Povo do Canadá”, escreveu. “Elejam o homem que tem a força e a sabedoria para cortar seus impostos pela metade […] se o Canadá se tornar o estimado 51º Estado dos Estados Unidos da América. Chega de linhas traçadas artificialmente.”