EUA e Índia avançam em acordo estratégico com foco comercial e militar

“O futuro do século XXI será determinado pela parceria entre os Estados Unidos e a Índia”, afirmou o vice-presidente dos EUA.


Os Estados Unidos e a Índia chegaram aos termos finais de referência para um acordo comercial que poderá evitar a imposição de tarifas recíprocas anteriormente adotadas durante o governo do presidente Donald Trump. A informação foi confirmada nesta terça-feira (22) pelo vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.

Segundo Vance, “o futuro do século XXI será determinado pela parceria entre Estados Unidos e Índia”. O vice-presidente ressaltou que, caso os dois países não atuem de forma coordenada, “o século XXI poderá se tornar um período sombrio para o mundo”.

Embora não tenha fornecido detalhes aprofundados sobre o conteúdo do acordo, Vance destacou que a parceria entre as nações deverá se concentrar, sobretudo, nos setores de energia e defesa. Ele afirmou que os dois países irão “coproduzir muitos equipamentos de defesa” e compartilham do entendimento de que a região do sul asiático “deve permanecer segura frente a qualquer potência hostil”.

Vance também frisou que há grande potencial na ampliação dos vínculos energéticos entre os dois países. “Este governo reconhece a importância de uma energia barata e confiável, e queremos fornecê-la à Índia”, declarou.

De acordo com o vice-presidente, os Estados Unidos pretendem auxiliar a Índia na exploração de suas reservas de gás offshore e na identificação e aproveitamento de suprimentos de minerais críticos. O fornecimento de energia norte-americana, segundo ele, poderá contribuir com os objetivos nucleares do governo indiano.

Por fim, Vance afirmou que os Estados Unidos têm interesse em ampliar o acesso ao mercado indiano e sugeriu que o governo da Índia considere a redução de determinadas barreiras não tarifárias, de modo a facilitar essa aproximação econômica.