Lula e Janja irão ao funeral do Papa Francisco em Roma

A composição completa da comitiva será anunciada nesta terça-feira (22).


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja viajarão a Roma para participar do funeral do Papa Francisco. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21). Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a data da viagem ainda depende da definição do protocolo do Vaticano. A composição completa da comitiva será anunciada nesta terça-feira (22).

Jorge Mario Bergoglio faleceu às 7h35 no horário local (2h35 em Brasília), aos 88 anos, após 12 anos à frente da Igreja Católica. Ele foi o 266º pontífice e o primeiro papa latino-americano da história. Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave que escolheu o sucessor de Bento XVI. À época, revelou que não desejava assumir o cargo.

Em respeito à memória do pontífice, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Ainda na manhã desta segunda-feira, as bandeiras do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal já estavam a meio-mastro. O decreto publicado no Diário Oficial da União declarou: “É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”.

Em pronunciamento, Lula afirmou: “Francisco foi o papa do acolhimento e por isso acordamos hoje um pouco órfãos do seu afeto. Um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos, em um mundo que sofre com a discriminação e a insegurança. Para Francisco, somos todos irmãos”.

O presidente destacou ainda: “Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida. Condenou todas as guerras, alertou sobre a crise climática e defendeu os pobres e injustiçados”.

Concluiu com uma reflexão: “Disse que o amor venceu o ódio, a verdade venceu a mentira, o perdão venceu a vingança. Que Deus abençoe a humanidade”.