Trump lança “cartão ouro” de US$ 5 milhões para residência nos EUA

O presidente americano defendeu que o visto atrairá investimentos, criando empregos e ajudando a reduzir o déficit.


Donald Trump anunciou um novo visto de residência que garante cidadania a quem pagar US$ 5 milhões. O “cartão Trump” foi apresentado pelo presidente americano, com design dourado e símbolos dos EUA, como a Estátua da Liberdade e uma águia.

“Sou o primeiro comprador”, disse Trump na quinta-feira (3), a bordo do Air Force One. Ele afirmou que o programa começará em duas semanas, com empresários podendo se inscrever para obter o benefício.

O presidente defendeu que o visto atrairá investimentos, criando empregos e ajudando a reduzir o déficit. “Esta é a hora de ficar mais rico que nunca”, declarou Trump.

O “gold card” concederá residência nos EUA a cidadãos estrangeiros que pagarem o valor estipulado. Os candidatos passarão por avaliação do governo, e, se aprovados, receberão o visto ainda em seus países.

Com o visto em mãos, poderão entrar e morar nos EUA, além de pedir cidadania americana futuramente. Segundo Washington, o novo programa substituirá o atual EB-5, que exige investimentos e criação de empregos.

Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA, explicou que o novo visto poderá ser usado por empresas para atrair trabalhadores qualificados. Programas similares já existiram na Europa, mas foram reduzidos por questões de segurança.

Trump afirmou que espera vender “talvez um milhão” desses novos vistos, sem descartar que oligarcas russos possam comprá-los. O programa promete ser um dos pilares econômicos da atual gestão republicana.