O presidente dos EUA, Donald Trump, não descartou buscar um terceiro mandato, apesar da proibição da 22ª Emenda dos Estados Unidos. Em entrevista à emissora NBC News, ele afirmou haver maneiras de fazê-lo e garantiu: “Não estou brincando.”
“Muitas pessoas querem que eu faça isso”, disse Trump em uma ligação telefônica neste domingo (30). “Mas temos um longo caminho a percorrer, sabe, é muito cedo na administração.”
Ele acrescentou estar focado no presente, mas, ao ser questionado se queria outro mandato, respondeu: “Gosto de trabalhar.”
Diante da dúvida, reiterou: “Não estou brincando”, mas ponderou: “É muito cedo para pensar nisso.”
Perguntado se existiam planos para permitir um terceiro mandato, Trump respondeu: “Existem métodos que poderiam fazê-lo.”
Um cenário citado foi uma candidatura de JD Vance, seu vice, que poderia passar o cargo para ele. “Esse é um”, disse Trump. “Mas há outros também.”
Indagado sobre outro método, limitou-se a responder: “Não.”
Alterar a Constituição dos EUA para abolir o limite de mandatos exigiria apoio de dois terços do Congresso ou de dois terços dos estados para convocar uma convenção constitucional. Depois, três quartos dos estados precisariam ratificar a mudança.
Trump mencionou pesquisas e declarou: “Muitas pessoas gostariam que eu” tivesse um terceiro mandato.
O presidente americano já havia feito declarações similares, que muitos republicanos encararam como piadas ou provocações.
O deputado Andy Ogles, do Tennessee, apresentou uma resolução para estender os limites presidenciais, o que permitiria a Trump buscar outro mandato.
Steve Bannon, aliado de Trump, disse à News Nation que acredita em uma nova candidatura em 2028. “Teremos algumas alternativas” para viabilizar isso, afirmou.
A Casa Branca compartilhou uma capa falsa de revista com Trump usando uma coroa.
Na postagem no X, citou o presidente no Truth Social: “VIDA LONGA AO REI!”