Ex-procuradora dos EUA é encontrada morta dois meses após deixar o cargo

Aber atuou como procuradora do Distrito Leste da Virgínia entre 2021 e 2025, nomeada pelo então presidente Joe Biden.


A ex-procuradora dos Estados Unidos, Jessica D. Aber, de 43 anos, foi encontrada morta na manhã de sábado (22), no estado da Virgínia, apenas dois meses após deixar o cargo.

Aber atuou como procuradora do Distrito Leste da Virgínia entre 2021 e 2025, nomeada pelo então presidente Joe Biden. Ela renunciou à função em 20 de janeiro deste ano.

Segundo o Departamento de Polícia de Alexandria (APD), uma ligação relatando uma “mulher inconsciente” foi recebida às 9h18 da manhã de sábado. A identidade da vítima foi confirmada posteriormente como sendo a de Aber.

Apesar de as autoridades não terem divulgado oficialmente a causa da morte, um amigo da família informou à Fox News que a polícia acredita se tratar de “um problema médico de longa data”.

O APD afirmou que uma investigação está em andamento para apurar as circunstâncias da morte da ex-procuradora. “O Gabinete do Médico Legista Chefe da Virgínia determinará a causa e a maneira da morte”, declarou o departamento.

Jessica Aber formou-se na William & Mary Law School em 2006 e, conforme sua biografia oficial, liderava uma equipe de cerca de 300 pessoas, entre promotores, litigantes civis e equipe de apoio, com sedes nas cidades de Alexandria, Richmond, Norfolk e Newport News.

Ao renunciar, Aber descreveu o cargo como “uma honra incomensurável”. Ela agradeceu o apoio dos senadores Mark Warner e Tim Kaine, do presidente Biden e do procurador-geral Garland. “Estou orgulhosa do trabalho que fizemos para fazer cumprir a lei e construir a confiança da comunidade”, declarou.

Erik S. Siebert, atual procurador do Distrito Leste da Virgínia, lamentou a morte de Aber. “Ela era inigualável como líder, mentora e promotora, e é simplesmente insubstituível como ser humano”, afirmou.

“Jess era uma orgulhosa virginiana do ensino médio à faculdade e por toda a sua carreira. Continuamos comprometidos com o trabalho de sua vida: buscar justiça, como ela desejava.”

As autoridades seguem investigando o caso.