Trump classifica vândalos da Tesla como terroristas e promete punição de até 20 anos em prisões de El Salvador

Os ataques se intensificaram em cidades como Seattle, Kansas City, Las Vegas e Charleston, desde que Elon Musk assumiu o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no governo Trump.


O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um duro alerta aos envolvidos em vandalismos contra a Tesla, após relatos de destruição de veículos, concessionárias e estações de recarga se espalharem pelo país.

Na sexta-feira (21), Trump publicou em sua rede social: “Pessoas que forem pegas sabotando Teslas terão uma grande chance de ir para a cadeia por até vinte anos, e isso inclui financiadores. ESTAMOS PROCURANDO POR VOCÊ!!!”

Ele sugeriu ainda que os culpados poderiam cumprir pena em prisões de El Salvador, referindo-se ao envio de supostos membros de gangues para o país. “Estou ansioso para ver os terroristas doentios receberem sentenças de 20 anos pelo que estão fazendo com Elon Musk e a Tesla”, declarou. “Talvez cumpram nas prisões de El Salvador, que se tornaram tão recentemente famosas por condições tão adoráveis.”

Os ataques se intensificaram em cidades como Seattle, Kansas City, Las Vegas e Charleston, desde que Elon Musk assumiu o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no governo Trump.

O FBI afirmou que investiga incidentes registrados em nove estados desde janeiro, incluindo incêndios criminosos, tiros e pichações. “Essas ações parecem conduzidas por criminosos solitários”, declarou a agência.

Questionado na Casa Branca, Trump chamou os vândalos de “terroristas” e comparou a destruição à Tesla aos eventos de 6 de janeiro. “Vocês não tiveram isso em 6 de janeiro, eu posso te dizer”, afirmou.

Três pessoas foram acusadas por ataques contra a Tesla: Adam Lansky, de Salem, por posse de dispositivo destrutivo; Lucy Grace Nelson, estado do Colorado, por destruição maliciosa; e Daniel Clarke-Pounder, da Carolina do Sul, por incêndio criminoso.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, reforçou a promessa de punição. “Os dias de cometer crimes sem consequências acabaram”, afirmou. “Que isso sirva de aviso.”

O caso mais recente ocorreu em Fargo, Dakota do Norte, com um incêndio suspeito em carregadores. Em Nova York, o NYPD investiga a pichação de uma suástica em um Cybertruck.