A Rússia acusou o Reino Unido de ser o “principal instigador” do conflito global e insinuou sua responsabilidade na Segunda Guerra Mundial.
O Serviço de Inteligência Estrangeira declarou que Londres “vê uma ameaça aos seus interesses” no restabelecimento das relações entre EUA e Rússia.
A agência afirmou que o Reino Unido “teme que isso leve ao fracasso da estratégia britânica de conter Moscou”, na qual “o controle sobre a Ucrânia ocupa um lugar central”.
“Como podemos ver, Londres hoje, assim como aconteceu na véspera das duas guerras mundiais do século passado, atua como a principal ‘instigadora’ do conflito global”, afirmou o órgão.
“Ao mesmo tempo, os próprios britânicos, obviamente, estão novamente contando em ficar de fora em sua ilha.
“É hora de expô-los e enviar um sinal claro à traiçoeira Albion e suas elites: vocês não terão sucesso.”
A agência também insinuou que busca criar divisões entre os EUA e o Reino Unido.
A Segunda Guerra Mundial começou com a Alemanha nazista invadindo países vizinhos, apesar das tentativas públicas do premiê Neville Chamberlain de negociar a paz.
A guerra foi declarada pela Grã-Bretanha após Adolf Hitler ignorar as propostas britânicas, e a Rússia, então União Soviética, entrou no conflito quando os nazistas romperam seu próprio acordo e invadiram seu território.