Zoe Saldaña conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no musical em espanhol Emilia Pérez. No filme, ela interpreta Rita, uma advogada oprimida da Cidade do México que aceita ajudar Emilia Pérez, chefe de um cartel de drogas interpretada por Karla Sofía Gascón, a recomeçar a vida após uma cirurgia de afirmação de gênero.
Saldaña tem um dos momentos mais marcantes do longa ao interpretar a música El Mal, na qual sua personagem confronta políticos corruptos durante uma festa de gala. A performance foi amplamente elogiada por críticos.
Emilia Pérez chegou ao Oscar com 13 indicações, o maior número da edição. No entanto, sua campanha para prêmios enfrentou obstáculos após a repercussão de antigos comentários racistas publicados por Gascón nas redes sociais. A atriz se desculpou, mas o escândalo levou a Netflix a concentrar seus esforços na candidatura de Saldaña.
Ela venceu em uma categoria disputada, superando Monica Barbaro (A Complete Unknown), Ariana Grande (Wicked), Felicity Jones (The Brutalist) e Isabella Rossellini (Conclave).