Um avião comercial precisou arremeter para evitar uma colisão com um jato privado no Aeroporto Internacional Midway, em Chicago, nos EUA, nesta terça-feira (25). Um vídeo registrou o momento da manobra.
A aeronave operava um voo da Southwest Airlines entre Omaha, Nebraska, e Chicago. O pouso estava previsto para 9h10 no horário local (12h10, em Brasília).
As imagens mostram o avião da Southwest quase tocando o solo, mas ganhando altitude logo em seguida. No vídeo, também é possível ver o jato privado cruzando a pista onde o avião comercial pousaria.
Em comunicado à imprensa, a Southwest Airlines informou: “Nossa tripulação seguiu todos os procedimentos de segurança.” Após a arremetida, a aeronave pousou normalmente, dentro do horário previsto. Ninguém se feriu.
INCIDENTES RECENTES
O caso reacende preocupações sobre segurança no controle aéreo dos Estados Unidos. Em janeiro, um avião da American Airlines colidiu com um helicóptero do Exército americano ao tentar pousar no Aeroporto de Washington. O acidente causou 67 mortes.
Em fevereiro de 2023, um cargueiro da FedEx e uma aeronave da Southwest com 128 pessoas quase colidiram no ar, em Austin, Texas. As aeronaves ficaram a apenas 52 metros de distância. Segundo o NTSB, o órgão de fiscalização aérea dos EUA, o incidente foi causado por um erro do controlador de tráfego aéreo.
Já em julho de 2024, dois aviões comerciais ficaram a 200 metros um do outro em Syracuse, Nova York. As investigações apontaram que o controlador autorizou uma aproximação perigosa.
Outro caso ocorreu em setembro, quando um avião da Alaska Airlines com 182 pessoas abortou a decolagem no Aeroporto de Nashville para evitar uma colisão.