Obras da Linha 6-Laranja atingem 60% de conclusão com entrega parcial em 2026

A entrega do primeiro trecho da linha, que ligará Brasilândia a Perdizes, está prevista para outubro de 2026.


As obras da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo alcançaram 60% de execução. Os trabalhos envolvem cerca de 10.500 colaboradores diretos e indiretos, sob a responsabilidade da concessionária Linha Uni, controlada pela empresa espanhola Acciona.

A nova linha deverá atender aproximadamente 630 mil passageiros por dia. Até o momento, mais de 14 km de túneis foram escavados, conectando as 15 estações: Brasilândia, Maristela, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, SESC-Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, FAAP-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis-Saracura, Bela Vista e São Joaquim.

Para a escavação dos túneis, são utilizadas duas tuneladoras (TBM), conhecidas como “tatuzão”, operando nos sentidos norte e sul. O equipamento que atuava no trecho norte finalizou suas atividades em 4 de fevereiro. Já o tatuzão do trecho sul está próximo de concluir sua escavação, dirigindo-se ao poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Felício dos Santos.

A entrega do primeiro trecho da linha, que ligará Brasilândia a Perdizes, está prevista para outubro de 2026. Algumas estações estão com obras mais avançadas, destacando-se Perdizes (77,97%), Santa Marina (72,43%) e Água Branca (70%).

A Linha 6-Laranja será uma das mais importantes do sistema metroviário da capital, conectando regiões populosas a pontos estratégicos da cidade.