Um jato Airbus A321 da Latam sofreu um impacto com um pássaro nesta quinta-feira (20) ao decolar do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
A aeronave, de matrícula “PT-MXO”, partiu às 10h50 com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo, operando o voo “LA3367”. No entanto, durante a subida inicial, foi atingida por uma ave.
O “A321ceo” chegou a atingir 6.000 pés de altitude (1.800 metros), mas precisou retornar ao Galeão devido à extensão dos danos. O pouso ocorreu 13 minutos após a decolagem.
No solo, foi constatado um amassado no nariz da aeronave e um grande buraco que afetou o radar meteorológico. Em decorrência disso, o voo “LA3367” foi cancelado.
O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, comentou o ocorrido em seu LinkedIn, ressaltando o impacto para passageiros e funcionários da companhia.
“Posso apostar com vocês que a primeira ação na Justiça contra a cia. aérea, pedindo indenização por dano moral por cancelamento deste voo, vai chegar amanhã mesmo… e assim segue a aviação brasileira… a pergunta é: quem paga a conta?”
Em nota, a Latam confirmou que a aeronave retornou ao aeroporto de origem após um “bird strike” e pousou em segurança às 11h04.
A empresa lamentou os transtornos e afirmou que todos os clientes afetados estão recebendo a devida assistência, sendo reacomodados em voos nesta quinta (20) e sexta-feira (21).
“Por fim, a Latam reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”