Reprovação de Trump sobe para 51% enquanto aprovação econômica cai

A pesquisa entrevistou 4.145 adultos nos EUA entre os dias 13 e 18 de fevereiro.


A reprovação do presidente dos EUA, Donald Trump, atingiu 51%, segundo pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na quarta (19). O índice subiu cinco pontos percentuais desde o levantamento anterior, realizado no fim de janeiro.

A pesquisa entrevistou 4.145 adultos nos EUA entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A aprovação de Trump caiu dentro da margem de erro. No fim de janeiro, ele tinha 45% de apoio. Agora, o número está em 44%.

As medidas contra a imigração ilegal continuam recebendo apoio significativo. Conforme o levantamento, 47% dos entrevistados aprovam essas políticas. Em janeiro, o índice era de 48%.

A percepção negativa sobre a economia aumentou. O percentual de norte-americanos que acreditam que o país está no caminho errado subiu de 43% para 53%.

A aprovação de Trump na gestão econômica caiu para 39%, ante 43% na pesquisa anterior. Apesar da queda, ele ainda supera Joe Biden no fim de mandato. Antes de deixar o cargo, apenas 34% dos americanos apoiavam as medidas econômicas de Biden.

Sobre a inflação, apenas 32% dos entrevistados aprovam a atuação de Trump. Um relatório recente mostrou que os preços ao consumidor tiveram o maior aumento em quase um ano e meio em janeiro.

A pesquisa também indicou que as famílias americanas temem aumento da inflação após Trump anunciar tarifas sobre importações da China, México e Canadá. Essas taxas foram suspensas após um acordo.

Segundo o levantamento, 54% dos entrevistados são contra novas tarifas sobre produtos importados, enquanto 41% apoiam a medida. No caso dos produtos chineses, 49% aprovam as tarifas, e 47% são contrários.