Avião da Delta ‘capota’ ao pousar em Toronto e deixa ao menos 18 feridos

Imagens registradas no local mostram a aeronave de cabeça para baixo na pista.


CANADÁ — Um jato regional da Delta Airlines capotou ao pousar no Aeroporto Pearson, em Toronto, após uma tempestade de neve. O acidente feriu 18 das 80 pessoas a bordo, três delas com gravidade, incluindo uma criança.

A aeronave CRJ900, operada pela subsidiária Endeavor Air, transportava 76 passageiros e quatro tripulantes. Fabricado pela canadense Bombardier há 16 anos, o avião pode acomodar até 90 pessoas e é equipado com motores da GE Aerospace.

As autoridades canadenses abriram uma investigação para determinar a causa do acidente. “Estamos muito gratos por não haver perda de vidas”, disse Deborah Flint, presidente do aeroporto.

O passageiro John Nelson registrou o momento pós-acidente, compartilhando imagens de um carro de bombeiros jogando água na fuselagem tombada sobre a pista coberta de neve. Ele relatou à CNN: “Caímos no chão, ficamos de lado e depois de cabeça para baixo.”

O avião partiu de Minneapolis-St. Paul, nos EUA, e aterrissou em Toronto às 14h13 (16h13 pelo horário de Brasília), após um voo de 86 minutos. O acidente ocorreu perto do cruzamento das pistas 23 e 15, conforme dados do FlightRadar24.

Em meio a ventos fortes e temperaturas baixas, o Aeroporto Pearson ainda lidava com atrasos devido à tempestade que despejou mais de 22 cm de neve no fim de semana.

Uma gravação do incidente divulgada pelo ‘liveatc.net’ revelou o alerta de um socorrista à torre de controle: “A aeronave está de cabeça para baixo e pegando fogo.”

Todos os feridos eram passageiros. Dois foram transportados de helicóptero para centros de trauma, e uma criança foi levada para um hospital infantil.

Michael J. McCormick, especialista da Universidade Embry-Riddle, destacou que a sobrevivência de todos demonstra avanços na engenharia e segurança aérea. “Não muito tempo atrás, algo assim teria sido fatal.”

Os socorristas agiram rapidamente, minimizando os danos. A Delta afirmou que está cooperando com as investigações e prestando assistência aos passageiros afetados.