A famosa “mug shot” de Donald Trump, tirada em 2023 quando ele foi fichado no estado americano da Geórgia, ganhou destaque na Casa Branca em seu segundo mandato. Uma capa do jornal ‘New York Post’ com a imagem foi emoldurada e colocada no corredor perto da entrada do Salão Oval, onde transitam políticos e líderes mundiais.
O item chamou atenção na sexta-feira (14), após Dan Scavino, vice-chefe de Gabinete, postar um vídeo no X mostrando a entrada do Salão Oval e a “mug shot” emoldurada. “Feliz Dia dos Namorados. Bem-vindo ao lindo Salão Oval”, escreveu ele.
Segundo a mídia americana, a foto está ali desde, pelo menos, o dia 4, quando Trump recebeu Benjamin Netanyahu. Imagens do encontro já mostravam a “mug shot” ao fundo.
Trump transformou sua ficha criminal em símbolo político e passou a vender produtos com a imagem, como camisetas e canecas. “É a ‘mug shot’ mais vendida da história! Superou Elvis e Frank Sinatra. Vocês sabiam disso?”, disse ele em um comício em 2023.
Após sua reeleição, o retrato oficial do republicano chamou atenção por se assemelhar à “mug shot”. Em ambas, ele encara a câmera com expressão séria e sobrancelha levantada, lembrando também a foto oficial de seu atual mandato.