Com Salles, Derrite e Alckmin no topo das pesquisas, disputa pelo Senado em SP promete ser uma das mais acirradas da história

Há um congestionamento de candidatos da direita para as duas vagas do Senado no estado em 2026.


Uma pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data na última quinta-feira (13) reforçou a intenção do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) de disputar o Senado por São Paulo em 2026, quando estarão em jogo duas vagas.

No cenário analisado, Salles aparece com 15% dos votos para a segunda vaga, enquanto Geraldo Alckmin (PSB) marca 13%, e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), tem 12%.

Na pergunta sobre o primeiro voto, Derrite alcança 16%, Alckmin registra 13% e Salles tem 12%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, o cenário configura um empate técnico entre os três.

Há um congestionamento de candidatos da direita para as duas vagas do Senado no estado em 2026. Eduardo Bolsonaro, Derrite e Salles são os nomes mais competitivos nesse contexto.

O ex-ministro Ricardo Salles tem afirmado que sua “intenção de disputar o Senado é irreversível”, apesar do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro ao seu filho e da tendência do governador Tarcísio de Freitas de bancar Derrite.