Uma pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data na última quinta-feira (13) reforçou a intenção do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) de disputar o Senado por São Paulo em 2026, quando estarão em jogo duas vagas.
No cenário analisado, Salles aparece com 15% dos votos para a segunda vaga, enquanto Geraldo Alckmin (PSB) marca 13%, e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), tem 12%.
Na pergunta sobre o primeiro voto, Derrite alcança 16%, Alckmin registra 13% e Salles tem 12%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, o cenário configura um empate técnico entre os três.
Há um congestionamento de candidatos da direita para as duas vagas do Senado no estado em 2026. Eduardo Bolsonaro, Derrite e Salles são os nomes mais competitivos nesse contexto.
O ex-ministro Ricardo Salles tem afirmado que sua “intenção de disputar o Senado é irreversível”, apesar do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro ao seu filho e da tendência do governador Tarcísio de Freitas de bancar Derrite.