Ministério restitui nacionalidade brasileira à ex-esposa de Bolsonaro

Ana Cristina é mãe de Jair Renan, filho de Bolsonaro e vereador em Balneário Camboriú.


O Ministério da Justiça e Segurança Pública anulou o ato que havia retirado a nacionalidade brasileira de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Ana Cristina adquiriu a nacionalidade norueguesa em 2011, após residir na Noruega após o fim de seu casamento com Bolsonaro.

Segundo o Ministério, a naturalização voluntária de Ana Cristina como cidadã norueguesa descumpriu os requisitos estabelecidos pela Constituição Federal para manter a nacionalidade brasileira. Por isso, em 2023, ela perdeu oficialmente o direito à cidadania brasileira.

“O ordenamento jurídico nacional permite que brasileiros possuam dupla ou múltiplas nacionalidades apenas quando a outra nacionalidade é adquirida por nascimento em território estrangeiro, ascendência estrangeira ou por imposição legal”, esclareceu o Ministério na época.

Ana Cristina é mãe de Jair Renan, filho de Bolsonaro e vereador em Balneário Camboriú. Entre 2001 e 2008, ela atuou como chefe de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).