O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou, na quinta-feira (6), que o município incluirá o medicamento Ozempic em um programa de emagrecimento na rede pública de saúde.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Manga, com a chamada “caneta emagrecedora”, afirmou que os moradores poderão ter acesso gratuito ao remédio ao se inscreverem no projeto da prefeitura, denominado Emagrecer Certo. “Começamos o Emagrecer Certo Sorocaba. Você vai ter acompanhamento médico para emagrecer, ter saúde. Além disso, se for necessário, você vai poder ter acesso a medicamentos para emagrecer, como o Ozempic”, destacou o prefeito.
Manga ressaltou que o Ozempic é o medicamento mais utilizado no mundo para o controle da diabetes e emagrecimento. Ele também mencionou que as vagas para o projeto são limitadas e que o cadastro pode ser feito no site da prefeitura.
A proposta segue a linha do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que, durante a campanha eleitoral de 2024, prometeu disponibilizar o medicamento na rede municipal de saúde. Em janeiro deste ano, Paes assinou um decreto para criar um grupo de trabalho que implementará o uso da semaglutina, principal ativo do Ozempic, nas Clínicas da Família.
Recentemente, o senador Cleitinho (Republicanos) apresentou um projeto de lei no Congresso Nacional que autoriza o Governo Federal a fornecer o medicamento semaglutida gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento da obesidade. O texto prevê que a distribuição do medicamento seja realizada com segurança, obedecendo a critérios e protocolos do Ministério da Saúde. A proposta ainda será analisada pelas comissões antes de ser votada.
Aprovado para tratamento de diabetes tipo 2, o Ozempic tem sido amplamente utilizado para emagrecimento devido ao aumento da sensação de saciedade. No entanto, seus efeitos têm gerado debate, com estudos em universidades apontando possíveis deficiências nutricionais ou de proteínas, além da perda de massa magra como efeitos colaterais.