Um avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20 desta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, uma das vias mais movimentadas da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Ao tentar um pouso de emergência, a aeronave atingiu um ônibus e explodiu.
No acidente, duas pessoas que estavam no avião morreram carbonizadas. Outras seis vítimas foram socorridas em solo, incluindo um motociclista atingido por destroços e uma passageira do ônibus. O motorista do coletivo teve uma crise de ansiedade e foi levado ao hospital.
O avião, modelo “King Air F90”, decolou do Campo de Marte às 7h15 com destino a Porto Alegre. Testemunhas relataram que a aeronave tentou pousar na avenida antes da colisão. O engenheiro João Lucas da Silva Amaral, que presenciou o acidente, descreveu o momento:
“Ele pegou na árvore, pegou na placa e começou a despejar querosene. Na hora que bateu no chão, explodiu e corremos.”
Genival Dantas Arraes, que passava pelo local, também testemunhou:
“Eu ia pegar o acesso para a Avenida Sumaré quando vi tudo voando e a bola de fogo. Explodiu na hora. O avião foi arrancando palmeiras e placas. Passou muito rápido.”
O impacto da queda gerou uma densa fumaça preta, visível a longa distância. A via foi interditada e a CET recomenda que motoristas evitem a região.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, informou que várias equipes atuam na ocorrência:
“Nossas equipes estão empenhadas na queda de um avião bimotor. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas, com apoio da Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica.”
A Aeronáutica investigará as causas do acidente.