Em viagem aos EUA, Tarcísio recebe prêmio internacional pela privatização da Sabesp e se reúne com empresários

Desde terça-feira (28), Tarcísio está nos EUA para promover o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu o prêmio “Equity Follow-On of the Year” pela privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp – SBSP3). A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (30) em Nova York, nos Estados Unidos.

A honraria foi concedida pela revista internacional Latin Finance, especializada no mercado financeiro da América Latina e do Caribe, durante seu jantar anual de mercados de capitais.

“Gostaria de agradecer ao International Finance Corporation (IFC) pelo apoio no desenvolvimento do modelo, ao BTG Pactual, Banco do Brasil, Itaú, Bank of America, Citibank”, disse Tarcísio na premiação Deals of the Year Awards. “É um projeto que trará dignidade àqueles que ainda não têm o básico. Eles ainda não têm acesso a algo fundamental: o saneamento.”

Desde terça-feira (28), Tarcísio está nos EUA para promover o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Em sua agenda, estão encontros com empresários, investidores e grupos financeiros. Nesta sexta-feira (31), último dia da viagem, o governador participará do tradicional “toque do sino” da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Ele viajou acompanhado dos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação), além do CEO da Sabesp, Carlos Piani, e outros executivos da companhia.

A Latin Finance já premiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), pela reforma tributária, e o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela gestão fiscal e combate à inflação.

O projeto de lei (Lei nº 17.853/2023) que permitiu a privatização da Sabesp foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 6 de dezembro de 2023. Com a venda de 32% da empresa, São Paulo arrecadou R$ 14,8 bilhões.

O Estado manteve 18% das ações, enquanto 17% foram adquiridos por investidores no mercado financeiro e 15% pela Equatorial Participações e Investimentos. A empresa já atua como concessionária de energia em sete estados e, desde 2021, também no setor de saneamento.

VEJA FOTOS: