A embaixada russa em Washington expressou condolências pelas mortes em um acidente ocorrido perto do Aeroporto Nacional Reagan na noite de quarta-feira (29). A nota, divulgada no Telegram, também agradeceu às autoridades dos EUA pela ajuda em enviar os restos mortais das vítimas russas de volta à Rússia.
“É com particular pesar que soubemos pela Casa Branca que havia cidadãos russos a bordo da aeronave”, afirmou a embaixada. “Somos gratos às autoridades americanas, com as quais mantemos contato constante, pelas condolências às famílias dos mortos, pelas palavras de apoio e pela prontidão em ajudar a transferir os restos mortais para sua terra natal.”
O acidente, que envolveu um jato regional da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA, ocorreu sobre o Rio Potomac e deixou todos os ocupantes mortos. O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou que não houve sobreviventes e destacou que este é o acidente aéreo mais mortal desde 2001.
“Isso está realmente abalando muitas pessoas, incluindo pessoas muito tristes, de outras nações”, disse Trump. “Estamos todos buscando respostas sobre o Potomac gelado… Estamos todos de coração partido.”
Trump também enfatizou a unidade nacional em momentos de tragédia. “As diferenças entre os americanos desaparecem em comparação com os laços de afeição e lealdade que nos unem como americanos e até mesmo como nações”, afirmou.
O republicano prometeu que seu governo trabalharia “muito diligentemente” nos próximos dias para apoiar os afetados pela tragédia. Além disso, durante a declaração, Trump criticou a liderança democrata anterior e o ex-secretário de Transportes, Pete Buttigieg.