Primeiro voo com deportados dos EUA chega ao Brasil nesta sexta-feira sob gestão de Trump

De acordo com a Polícia Federal, 158 pessoas estão a bordo da aeronave, que tem chegada prevista para o período da noite.


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe nesta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. De acordo com a Polícia Federal, 158 pessoas estão a bordo da aeronave, que tem chegada prevista para o período da noite.

RELACIONADO: Falha mecânica desvia voo com deportados dos EUA destinado a Belo Horizonte para Manaus

Este é o segundo voo com deportados que chega a Confins neste ano. O primeiro desembarcou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, transportando 100 pessoas.

Embora a Polícia Federal não tenha confirmado as nacionalidades dos passageiros, o Itamaraty informou que 88 deles são brasileiros.

Na noite de quinta-feira (23) e na manhã desta sexta (24), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou nas redes sociais que 538 imigrantes ilegais de diferentes origens foram presos desde a posse de Trump. Entre eles, estão um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue Tren de Aragua e outros condenados por crimes sexuais contra menores.

“Centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, afirmou Leavitt, destacando que essa ação marca “a maior operação de deportação em massa da história”. Segundo ela, os voos já começaram, cumprindo as promessas de campanha do novo presidente. “Promessas feitas. Promessas cumpridas”, escreveu.

A porta-voz também publicou imagens de deportados embarcando em um avião militar. Entretanto, não há confirmação se as fotos correspondem ao voo com destino ao Brasil.

Embora este seja o primeiro voo de deportados com destino ao Brasil desde a posse de Trump, existe a possibilidade de que alguns dos passageiros tenham sido detidos ainda durante a gestão de Joe Biden, encerrada na última segunda-feira (20).