São Paulo registra tarde mais quente do verão com 34,5°C

O calor intenso ocorre devido à diminuição da nebulosidade e à ausência de ventos polares, explicam os meteorologistas do Climatempo.


São Paulo teve a tarde mais quente do verão nesta terça (21), com os termômetros marcando 34,5°C às 15h, segundo a Defesa Civil do estado. A marca supera os 32°C de 25 de dezembro, feriado de Natal.

O calor intenso ocorre devido à diminuição da nebulosidade e à ausência de ventos polares, explicam os meteorologistas do Climatempo. Além disso, um fenômeno chamado aquecimento adiabático está em ação na região Sudeste. Esse processo ocorre quando os ventos descem montanha abaixo, aquecendo o ar até 1°C a cada cem metros.

Esse fenômeno é comum no litoral de São Paulo, especialmente com ventos de noroeste, como antes da chegada de uma frente fria. O ar, ao descer a Serra do Mar, aquece e eleva a temperatura. Por exemplo, enquanto a capital está a cerca de 800 metros de altitude, Santos, mais baixa, registrou 38°C nesta terça-feira.

O aquecimento adiabático é mais frequente antes da chegada de uma frente fria e é típico nos litorais de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, onde há grandes maciços montanhosos. A Defesa Civil alerta que, durante a semana, as altas temperaturas devem gerar sensação de abafamento em todo o estado.

As máximas podem atingir até 38°C, como em Santos, no litoral sul. A previsão para quarta (22) é de predomínio do sol, com poucas nuvens pela manhã, o que elevará ainda mais as temperaturas. Nos dias seguintes, a nebulosidade aumentará e chuvas generalizadas poderão amenizar o calor.

A quinta-feira (23) terá temperaturas em torno de 30°C, com mínima de 21°C. O Inmet aponta que a convergência de umidade provocará chuvas intensas, superiores a 50 mm, em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No centro-norte de MG e Espírito Santo, as chuvas serão mais leves.