Em uma guinada política que consolida o avanço da direita na América Latina, o advogado e empresário Abelardo De la Espriella foi eleito presidente da Colômbia. Conhecido popularmente como “El Tigre”, o candidato do movimento Defensores de la Patria venceu o segundo turno realizado neste domingo (21), derrotando o senador de esquerda Iván Cepeda, herdeiro político do atual presidente esquerdista Gustavo Petro.
Com 99,45% das urnas apuradas, Abelardo liderava com 49,67% e Cepeda com 48,69%. Por volta das 19h24, no horário de Brasília, o direitista estava matematicamente eleito presidente da Colômbia.
Apoiado abertamente pelo presidente dos EUA, Donald Trump, De la Espriella baseou sua campanha em uma retórica de “mão de ferro” contra a criminalidade, prometendo a construção de megapresídios inspirados no modelo de Nayib Bukele, em El Salvador, e uma forte aproximação militar com Washington e Israel.
De la Espriella, que tem 47 anos e assume seu primeiro cargo eletivo, enfrentará uma Colômbia profundamente dividida. Enquanto metade do eleitorado aderiu ao discurso de endurecimento da segurança pública, a outra metade demonstra forte preocupação com o futuro dos acordos de paz e dos direitos humanos. O novo governo terá o desafio imediato de garantir a governabilidade diante de um Congresso fragmentado e do aumento da criminalidade no país.




