Fumaça branca anuncia novo Papa eleito no Vaticano

Fumaça branca na Capela Sistina confirma eleição do novo Papa.


A Igreja Católica tem um novo Papa. Nesta quinta-feira (8), a tradicional fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o novo líder da Igreja.

A expressão “Habemus Papam” foi confirmada pelo Vaticano logo após o sinal visual, e os sinos da Capela Sistina soaram, reforçando que a escolha havia sido feita. Ao todo, 133 cardeais estavam presentes, confinados desde a manhã de quarta-feira (7), em um processo secreto que segue séculos de tradição.

Até a última atualização, a identidade do cardeal eleito não havia sido divulgada. No entanto, espera-se que o novo pontífice faça sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro ainda nesta quinta-feira, de acordo com o protocolo histórico.

RELACIONADO: Mundo pode ter o primeiro papa dos EUA; conheça o cotado para suceder Francisco

Nos dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, o anúncio oficial do novo Papa ocorreu entre uma e duas horas após a fumaça branca. O Vaticano afirmou que o novo pontífice “aparecerá em breve”, aguardando o momento tradicional em que o nome do escolhido é proclamado diante da multidão na Praça de São Pedro.