Zelensky encontra Trump durante funeral do Papa e fala em possível paz histórica

A reunião foi breve, mas considerada “boa” por Zelensky, que afirmou que ela poderá ser “histórica” caso produza resultados concretos.


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reuniu-se neste sábado (26), em Roma, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo informou o gabinete presidencial ucraniano.

O encontro ocorreu durante as cerimônias fúnebres do Papa Francisco e, de acordo com as autoridades de Kiev, permitiu que os dois líderes discutissem a situação da guerra na Ucrânia. A reunião foi breve, mas considerada “boa” por Zelensky, que afirmou que ela poderá ser “histórica” caso produza resultados concretos.

Em nota, a Presidência ucraniana destacou que Zelensky e Trump abordaram temas como a proteção de civis ucranianos, a busca por um cessar-fogo pleno e incondicional e os esforços para construir uma paz sustentável que evite a retomada das hostilidades. O encontro foi descrito como produtivo também por assessores de Trump, embora nenhum detalhe específico tenha sido revelado.

A reunião acontece em um momento delicado, no qual a Ucrânia busca fortalecer seu apoio internacional e encontrar soluções diplomáticas para o conflito em curso com a Rússia. Divergências persistem entre os aliados ocidentais sobre temas como o status da Crimeia, a retirada de sanções e as garantias de segurança para Kiev.

Embora uma nova rodada de conversas tenha sido considerada, conflitos de agenda impediram a realização de outro encontro imediato. A ocasião, no entanto, foi vista como uma oportunidade simbólica para reforçar o diálogo entre Kiev e Washington, especialmente em um ambiente marcado pela presença de diversos líderes mundiais, reunidos para homenagear o legado de paz e justiça do Papa Francisco.