Trump afirma que irá ao funeral do Papa Francisco, em Roma, em sua 1ª viagem ao exterior

O Papa Francisco, natural da Argentina, foi uma figura marcante na Igreja Católica por seu posicionamento reformista.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (21) que ele e a primeira-dama, Melania Trump, comparecerão ao funeral do Papa Francisco, em Roma.

“Estamos ansiosos para estar lá!”, declarou o presidente americano em uma publicação na plataforma Truth Social.

O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, gerou comoção internacional. Diversos líderes mundiais manifestaram pesar, destacando o legado do pontífice como defensor dos mais vulneráveis.

Em reconhecimento à importância do papa, Trump ordenou que as bandeiras dos Estados Unidos fossem hasteadas a meio mastro como sinal de respeito. A determinação abrange todos os edifícios e terrenos públicos, postos militares, estações e embarcações navais do governo federal em Washington, nos estados norte-americanos, territórios e possessões. A ordem também se estende a embaixadas, consulados e instalações militares dos EUA no exterior, e permanecerá em vigor até o pôr do sol no dia do sepultamento.

Durante uma declaração à imprensa, Trump afirmou: “Ele foi um homem muito bom, que amava o mundo — especialmente aqueles que enfrentavam dificuldades. Isso é algo que valorizo profundamente.”

O Papa Francisco, natural da Argentina, foi uma figura marcante na Igreja Católica por seu posicionamento reformista. Ao longo de seu pontificado, buscou maior aproximação com comunidades marginalizadas, defendeu os imigrantes e os pobres, e promoveu uma Igreja mais inclusiva.

O Vaticano anunciou sua morte na manhã desta segunda-feira. “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai”, comunicou o Cardeal Kevin Farrell. “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, completou.