Bolsonaro será transferido de Natal para Brasília em UTI aérea

Segundo boletim médico divulgado neste sábado (12), o quadro clínico de Bolsonaro apresenta estabilidade.


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Natal para Brasília em uma aeronave equipada com UTI aérea, conforme informaram os médicos do Hospital Rio Grande, onde está internado desde a tarde de sexta-feira (11). A decisão foi tomada em conjunto com a família e seu médico pessoal, visando aproximá-lo dos familiares.

Segundo boletim médico divulgado neste sábado (12), o quadro clínico apresenta estabilidade, com melhora da distensão abdominal. Bolsonaro teve uma noite tranquila, dormindo mais de oito horas, mas segue sem previsão de alta.

O médico Cláudio Birolini, responsável por acompanhá-lo desde São Paulo e presente em Natal desde a madrugada, explicou que o ex-presidente apresenta um quadro de suboclusão intestinal relacionado ao atentado sofrido em 2018 e às cirurgias subsequentes. “A situação respondeu bem às medidas terapêuticas adotadas, descartando, por ora, a necessidade de cirurgia de emergência”, declarou.

O diretor do Hospital Rio Grande, Luiz Roberto Fonseca, informou que a aeronave utilizada pertence ao plano de saúde Unimed. A transferência, prevista para ocorrer na tarde deste sábado, foi antecipada pelo senador Rogério Marinho, que esteve no hospital pela manhã. “Ele está bem, lúcido, estável e tranquilo. Em Brasília, será internado no Hospital DF Star, onde novas avaliações serão feitas”, afirmou Marinho.

Bolsonaro passou mal durante um evento do PL em Tangará (RN) e foi inicialmente atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, antes de ser transferido de helicóptero para Natal. Nas redes sociais, ele publicou uma foto no leito hospitalar e informou que o mal-estar foi causado por uma complicação no intestino delgado.