“Buraco no céu” surpreende moradores de Peruíbe; entenda o fenômeno

O fenômeno, apesar de impressionar, é natural e não representa perigo para a população.


Um fenômeno raro no céu de Peruíbe, litoral de São Paulo, surpreendeu moradores nesta semana. Um grande “buraco” entre as nuvens foi registrado por diversas pessoas em diferentes pontos da cidade, gerando curiosidade e especulações sobre o que seria aquela formação incomum.

A moradora Alexsandra Lopes presenciou a cena enquanto passeava com seu cachorro nas primeiras horas da manhã. “Fui dar uma volta por volta das 6h40 e vi essa cena incrível. Nunca tinha presenciado algo assim. Para mim, parecia um portal se abrindo no céu”, descreveu.

De acordo com ela, o fenômeno foi breve e só pôde ser visto por quem estava acordado nas primeiras horas do dia. Apesar de causar estranheza, especialistas garantem que não há riscos e que tudo está relacionado às correntes de ar presentes na atmosfera.

O professor de Geografia Fábio Cervezão explicou que o fenômeno pode ter relação com áreas de baixa pressão na atmosfera. “Esse tipo de nuvem é conhecido como altocúmulo estratiforme. Ela não provoca chuva. O que pode ter acontecido foi a ação de uma corrente de ar vertical, que sobe e abre esse espaço no céu”, comentou.

Já o meteorologista William Minhoto, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado, esclareceu que o nome científico desse fenômeno é “fallstreak hole”.

“Essas nuvens são compostas por minúsculas gotículas de água super-resfriadas, que ainda não congelaram. Quando há algum tipo de perturbação, como a passagem de uma aeronave, essas gotículas se transformam em cristais de gelo e evaporam, criando essa abertura no centro da nuvem”, explicou Minhoto.

O fenômeno, apesar de impressionar, é natural e não representa perigo para a população. O que ficou mesmo foi o registro de um cenário que parecia ter saído de um filme de ficção científica.