Nova fórmula da Colgate Total causa reações alérgicas e gera reclamações

A Anvisa informou ter recebido oito notificações sobre 13 casos de reações à nova fórmula entre 1º de janeiro e 19 de março.


Clientes têm relatado nas redes sociais reações alérgicas após o uso da nova fórmula da pasta de dentes Colgate Total. Os relatos descrevem ardência, inchaço, vermelhidão e aftas na boca, língua e gengiva.

Segundo os consumidores, os problemas surgiram após a mudança na composição do produto, que passou a conter fluoreto de estanho no segundo semestre deste ano. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também recebeu notificações de reações adversas relacionadas à nova fórmula.

Em nota, a Colgate-Palmolive afirmou que o fluoreto de estanho é seguro e “amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo”. A empresa reconheceu, no entanto, que uma minoria pode apresentar sensibilidade a alguns ingredientes e, nesses casos, a recomendação é interromper o uso.

A Colgate disse ainda que monitora os relatos e acompanha cada situação individualmente. Consumidores com dúvidas podem buscar atendimento pelo número 0800 703 7722. “A nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil, para proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal”, informou a empresa.

Um dos relatos publicados no site Reclame Aqui questiona: “É creme dental ou ácido sulfúrico?”. O consumidor descreve ter sofrido inflamações e feridas na língua e em toda a boca. “Sofri por mais de 20 dias com dores fortes, sem conseguir movimentar a minha língua. Com dificuldade de comer, conversar e de dormir”, relatou.

A Colgate-Palmolive, que chegou ao Brasil em 1927, concentrou 25% das vendas na América Latina em 2023. No primeiro semestre de 2024, deteve 41% do mercado mundial de pastas de dentes em dólares.

A Anvisa informou ter recebido oito notificações sobre 13 casos de reações à nova fórmula entre 1º de janeiro e 19 de março. Os principais sintomas foram inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, boca seca e gengiva sensível.

A agência reforçou a importância de que consumidores e profissionais de saúde relatem qualquer evento adverso por meio da Cosmetovigilância, disponível na página oficial.

No Reclame Aqui, a Colgate-Palmolive somou cerca de 250 reclamações em uma semana sobre reações alérgicas à nova fórmula. Um consumidor afirmou: “Sempre usei a marca e nunca tive problemas. Depois, fiquei com a língua branca e ferida. Tive gastos com medicamentos, mas graças a Deus passou quando parei de usar.”