Ciclistas protestam nus na Avenida Paulista contra mortes no trânsito

A proposta do nudismo é aumentar a visibilidade dos ciclistas para que motoristas mantenham uma distância segura e reduzam a velocidade.


Na noite de sábado (15), um grupo de ciclistas realizou um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo, contra as mortes no trânsito e a poluição gerada por veículos motorizados. O detalhe do ato: os manifestantes estavam nus ou seminus.

Os participantes deram três voltas ao redor da praça do Ciclista antes de seguir em direção à rua Augusta. O protesto, chamado de ‘Pedalada Pelada’, é realizado anualmente e faz parte de um movimento global, o “World Naked Bike Ride”.

Este movimento, que ocorre em vários países como Austrália, Japão, Estados Unidos e na Europa, tem o objetivo de destacar a fragilidade dos ciclistas no trânsito. A proposta do nudismo é aumentar a visibilidade dos ciclistas para que motoristas mantenham uma distância segura e reduzam a velocidade. O protesto é aberto a todos.

No Brasil, a Pedalada Pelada costuma ocorrer no primeiro sábado de março em São Paulo, e, no fim de semana seguinte, o evento se repete no Rio de Janeiro. Durante o protesto, alguns participantes pintam o corpo com frases pedindo “menos carros” e mais respeito aos ciclistas.