Cápsula Dragon Endurance chega à ISS para resgatar astronautas presos desde 2024

A Crew-9 deve retornar à Terra na quarta-feira (19), mas a data pode ser ajustada.


A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo (16). A missão, realizada em parceria com a NASA, deve trazer de volta à Terra dois astronautas que estão “presos” no espaço desde junho de 2024.

Transportando quatro astronautas, a cápsula partiu na sexta-feira (15), às 20h03 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, impulsionada por um foguete Falcon 9. Após cerca de 29 horas de viagem, a nave se acoplou à ISS.

A missão é comandada pela astronauta norte-americana Anne McClain, com Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. Eles substituirão a tripulação da Crew-9, que está na estação desde setembro.

Além da troca de equipe, a missão permitirá o retorno de Suni Williams e Butch Wilmore, que chegaram à ISS a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para uma estadia de apenas dez dias. No entanto, falhas técnicas impediram a nave de trazê-los de volta.

Por segurança, a NASA optou por retornar a cápsula à Terra vazia, deixando os astronautas sem transporte. Agora, com a chegada da Endurance, Williams e Wilmore embarcarão na cápsula Dragon Freedom para voltar à Terra na quarta-feira (19).

A Freedom será responsável por trazer os quatro membros da Crew-9, incluindo os astronautas da Starliner, cerca de uma semana após a chegada da Crew-10. Essa sobreposição é padrão nas operações da ISS para garantir uma transição suave.

Inicialmente, a SpaceX planejava construir uma nova cápsula Dragon, mas atrasos e pressão política levaram a NASA a reatribuir a missão para uma nave reutilizada. O lançamento, previsto para 25 de março, foi antecipado para 12 de março e adiado para o dia 14.

A Crew-9 deve retornar à Terra na quarta-feira (19), mas a data pode ser ajustada.