Lula e Zema trocam farpas durante evento em Minas Gerais

As declarações ocorreram durante a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex em Betim.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), trocaram indiretas durante evento de uma montadora em Betim (MG), na terça-feira (11).

Ao discursar, Zema fez questão de destacar a redução de sua equipe em relação a gestões anteriores. “Apesar de sermos o segundo estado mais populoso do Brasil, somos o que tem o menor número de secretarias: 14. Mas, para time ganhar campeonato, não precisa colocar 20, 30 jogadores em campo, não. Precisa é de 11 craques, que é o que temos aqui”, afirmou o governador, que falou antes de Lula no evento.

Na sequência, o presidente respondeu à indireta. Lula, que tem 38 ministros, defendeu que o governo “não é feito de mentiras” e ressaltou que o essencial é a qualidade e não a quantidade. “O importante não é discutir se você tem um ou 10, o importante é discutir a qualidade das pessoas que você tem, dos compromissos que as pessoas têm. É muito importante o diploma, mas eu quero pessoas que tenham antes de tudo sensibilidade no coração para entender a sociedade brasileira”, disse o petista.

Lula também alfinetou Zema ao afirmar que o governador de Minas Gerais não se lembrava do último momento em que a economia brasileira superou os 3% de crescimento.

Zema, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, está em seu segundo mandato como governador e não poderá tentar reeleição em 2026. Ele é um dos nomes cotados para disputar a presidência em 2026, ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil).

“Precisou eu voltar à Presidência para que a economia voltasse a crescer acima de 3%. Ela não crescia há quanto tempo? O Zema não lembra há quanto tempo essa economia não crescia a 3%. Precisou entrar aqui um cara de sorte para que a economia voltasse a crescer”, disparou Lula.

As declarações ocorreram durante a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex em Betim.