Pelo menos três pessoas morreram após a tempestade tropical Garance atingir a ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, na sexta-feira (28). A tempestade, caracterizada por ventos de mais de 200 km/h e chuvas torrenciais, causou inundações, cortes de energia e danos significativos a prédios. A polícia nacional da França confirmou as mortes, mas não forneceu detalhes sobre as circunstâncias. Veja o vídeo aqui.
De acordo com as autoridades, 847 pessoas buscaram abrigo em instalações de emergência e 54 foram evacuadas devido ao risco de inundações ou deslizamentos de terra. Estima-se que cerca de 182.000 pessoas ficaram sem eletricidade e 171.000 perderam o acesso à água potável. Os ventos fortes destruíram telhados, portas e janelas de vários edifícios. Para as áreas mais afetadas na parte leste da ilha, lonas estão sendo enviadas para oferecer abrigo.
Na manhã de sexta-feira, o alerta de ciclone roxo, o nível mais alto, foi suspenso, permitindo que as equipes de resgate iniciassem suas operações. Contudo, a ilha ainda permanece em alerta vermelho, com as autoridades solicitando que os moradores permaneçam em locais fechados, já que as chuvas intensas e os ventos fortes devem persistir.
A agência meteorológica nacional, Météo France, relatou que ventos de até 214 km/h foram registrados no principal aeroporto da ilha. A Ilha de Reunião está localizada a cerca de 1.500 quilômetros de Mayotte, outro território francês que foi atingido em dezembro pelo ciclone Chido. Esse evento causou a morte de 40 pessoas, com 41 desaparecidos ou supostamente soterrados, e há temores de que o número de vítimas seja ainda maior.