Porta-aviões dos EUA chega à Coreia do Sul em demonstração de força contra Pyongyang

O navio, movido a energia nuclear e pertencente ao Carrier Strike Group 1, foi acompanhado pelo cruzador de mísseis guiados USS Princeton e pelo destróier de mísseis guiados USS Sterett.


O porta-aviões norte-americano USS Carl Vinson chegou à cidade de Busan, no sul da Coreia do Sul, neste domingo (2), como uma demonstração de força, informou a Marinha da Coreia do Sul.

A visita faz parte do “compromisso firme” dos Estados Unidos de fortalecer a dissuasão e mostrar a prontidão da aliança militar entre Seul e Washington contra a Coreia do Norte, segundo a Marinha sul-coreana.

O navio, movido a energia nuclear e pertencente ao Carrier Strike Group 1, foi acompanhado pelo cruzador de mísseis guiados USS Princeton e pelo destróier de mísseis guiados USS Sterett, conforme informado pela Marinha dos Estados Unidos.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou um lançamento de teste de mísseis de cruzeiro estratégicos no mês passado e ordenou “total prontidão” para usar sua capacidade de ataque nuclear, segundo a mídia estatal.

É a primeira vez que um porta-aviões dos EUA atraca na Coreia do Sul desde junho, quando o navio nuclear Theodore Roosevelt chegou a Busan para participar de exercícios militares conjuntos.

Em novembro de 2023, o porta-aviões USS Carl Vinson, da classe Nimitz, também visitou Busan.