Quem observar o céu logo após o pôr do Sol nesta sexta-feira (28) terá a chance de presenciar um raro desfile planetário, afirmam astrônomos.
Geralmente, três planetas do Sistema Solar ficam visíveis a olho nu. Desta vez, no entanto, sete deles poderão ser vistos, iluminados pelo Sol e perceptíveis em quase todos os continentes.
Nesta sexta, apenas três terão fácil visualização: “Vênus, Júpiter e Marte são todos muito fáceis de ver a olho nu”, explicou o Dr. Greg Brown, astrônomo do ‘Royal Observatory Greenwich’, em Londres.
Saturno e Mercúrio estarão muito próximos do horizonte ao entardecer e poderão ser ofuscados pela luz do pôr do Sol. Netuno e Urano, por sua vez, são extremamente tênues, exigindo binóculos ou telescópio para observação.
“Um desfile planetário é um momento em que vários planetas são visíveis no céu ao mesmo tempo”, disse Brown. “O quão impressionante será um desfile dependerá de quantos planetas estão nele e quão visíveis eles são.”
O último alinhamento semelhante ocorreu em junho passado, mas apenas dois planetas foram vistos sem equipamentos. Em janeiro, seis estavam visíveis – quatro a olho nu. Agora, Mercúrio se junta ao grupo.
De acordo com a NASA, alinhamentos de três a cinco planetas acontecem frequentemente, mas “quanto mais planetas estão envolvidos, mais coisas precisam estar alinhadas para serem visíveis de uma vez”, disse Brown. “Isso torna desfiles completos de sete planetas bastante raros.”
Os sete planetas voltarão a se alinhar em 2040. Eventos futuros semelhantes ocorrerão em 2161, 2176 e 2492, mas em diferentes horários do dia.
“Alinhamentos ocorrem porque os planetas orbitam o Sol dentro do plano eclíptico”, explicou o Dr. Shyam Balaji, do ‘King’s College London’. “Conforme orbitam em diferentes velocidades e distâncias, há momentos em que parecem se alinhar da Terra.”