A NASA está prestes a lançar um novo observatório espacial, o SPHEREx, com a missão de mapear mais de 450 milhões de galáxias. O lançamento está agendado para esta quinta-feira (27), às 22h09 (horário do leste dos EUA) e 00h09 (horário de Brasília) de sexta-feira (28), a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. A missão, que custou US$ 488 milhões e está em desenvolvimento há uma década, usará instrumentos infravermelhos para examinar o céu em 102 cores, mais do que qualquer outra missão anterior.
O SPHEREx usará espectroscopia para dividir a luz infravermelha de estrelas e galáxias, o que ajudará a determinar suas características, como composição, temperatura e movimento. “Isso vai responder a uma pergunta fundamental: como chegamos aqui?”, afirmou Shawn Domagal-Goldman, diretor da divisão de astrofísica da NASA.
O observatório mapeará o céu em três dimensões, fornecendo novas informações sobre a formação das galáxias. “Ao dividir a luz, podemos usá-la para determinar a distância até as galáxias e ver as impressões digitais da água”, disse Jamie Bock, pesquisador principal da missão. O SPHEREx também investigará a origem da água e materiais orgânicos na Via Láctea.
Além disso, a missão ajudará a estudar o que aconteceu nos primeiros momentos após o Big Bang, explorando a teoria da inflação cósmica. A missão testará novos modelos dessa teoria, focando na distribuição de galáxias. “O SPHEREx fará testes sobre certos modelos de inflação, traçando em três dimensões centenas de milhões de galáxias em todo o céu”, explicou Bock.
Domagal-Goldman ressaltou a importância do estudo sobre as origens do universo: “Temos o privilégio de viver em uma época em que podemos realmente responder a perguntas sobre o universo”.
NASA lança missão SPHEREx para mapear mais de 450 milhões de galáxias e investigar a origem da água e do Big Bang
O observatório mapeará o céu em três dimensões, fornecendo novas informações sobre a formação das galáxias e do Big Bang.
–
