Empresa polonesa lança robô humanoide com músculos sintéticos

O anúncio foi feito nas redes sociais da empresa.


Na última quarta-feira (19), a empresa polonesa Clone Robotics revelou o “Protoclone V1”, descrito como o primeiro androide bípede com estrutura musculoesquelética do mundo. O robô conta com cerca de 1.000 fibras musculares artificiais e 500 sensores, garantindo uma movimentação semelhante à do corpo humano. Veja o vídeo aqui.

O anúncio foi feito nas redes sociais da empresa. No vídeo, o robô aparece suspenso no ar, conectado a cabos, em uma oficina. Sua estrutura lembra a anatomia humana, com uma pintura que simula músculos e nervos, mas ainda sem um rosto. Em dezembro de 2024, a empresa já havia lançado o “Clone Alpha”, um humanoide em tamanho real capaz de replicar movimentos humanos.

Os cabos conectados ao Protoclone V1 fazem parte de uma rede de válvulas pneumáticas, que utilizam gás comprimido para controlar os músculos do androide, permitindo respostas ágeis. As fibras musculares sintéticas possuem tempo de resposta inferior a 50 milissegundos. A equipe pretende implementar sistemas hidráulicos para aprimorar o controle da movimentação.

Fundada em 2021, a Clone Robotics é especializada em robótica biomimética e planeja levar seus robôs às residências. A empresa pretende lançar 279 unidades do “Clone Alpha” até o final do ano, embora o preço e as informações de compra ainda não tenham sido divulgados.

O desenvolvimento do primeiro protótipo humanoide começou após a equipe criar uma mão robótica capaz de reproduzir funções humanas. Esse avanço inspirou o projeto de um torso humanoide com articulações móveis nos ombros, coluna cervical e cotovelos. O “Clone Alpha” possui os 206 ossos do corpo humano, com ligamentos e tendões recriados para proporcionar maior liberdade de movimento.

O “sistema nervoso” do androide inclui 4 câmeras de profundidade, 70 sensores inerciais e 320 sensores de pressão, permitindo um retorno proprioceptivo em tempo real. A meta final é substituir atuadores rígidos por músculos artificiais macios acionados por água, reproduzindo a locomoção humana.

Apesar do anúncio, em 2017, o Laboratório JSK da Universidade de Tóquio lançou um protótipo similar chamado “Kengoro”. Esse robô tinha estrutura esquelético-muscular e conseguia realizar exercícios físicos e até suar para controle térmico. Contudo, diferentemente do Protoclone V1, o Kengoro foi criado para fins educacionais e testes na indústria automotiva, sem ser disponibilizado ao público.