A desaprovação ao terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu maior índice em fevereiro, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (19).
De acordo com o levantamento, “55,0% dos brasileiros desaprovam a administração do petista, enquanto 42,0% a aprovam”. Outros 2,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar sobre o tema.
Os resultados indicam uma inversão em relação aos índices registrados no início da série histórica, em agosto de 2023, quando a aprovação superava a desaprovação.
A pesquisa ouviu 2.010 pessoas em todo o Brasil entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
O estudo também investigou como a população avalia o desempenho do governo federal sob a gestão de Lula.
Segundo os dados, “28,8% consideram a administração ótima (9,0%) ou boa (19,8%), enquanto 45,0% a avaliam como ruim (9,2%) ou péssima (35,8%)”.
Para outros 25,0%, o governo é considerado regular, e 1,2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento reforça a tendência de crescimento da desaprovação ao governo Lula, que vem aumentando desde a metade de 2023, de acordo com a série histórica do instituto.